[rumor] Versões não-Pro do próximo iPhone poderão vir com processador da geração anterior
Este rumor, caso se torne realidade, promete mudar a forma como a Apple lançará seus futuros iPhones.
Segundo o sempre bem informado analista Ming Chi-Kuo, a próxima geração (prevista para setembro de 2022) contará com processadores atualizados apenas na linha mais cara. A versão normal dos aparelhos trará o chip do ano anterior.
Ou seja, digamos que o próximo modelo se chame “iPhone 14”. Somente o 14 Pro e o 14 Pro Max trariam um novo chip A16, enquanto os supostos iPhone 14 e 14 mini permaneceriam com o A15 da geração anterior.
Com isso, a diferença entre as duas categorias de aparelhos (simples e profissional) seria muito maior, facilitando a escolha do consumidor.
Hoje há algumas diferenças marcantes entre os dois, mas na prática o que diferencia na hora da decisão são as câmeras traseiras, basicamente, com seus sensores e lente extra.
Isso nos remete a 2013, quando a Apple lançou o 5s (com um processador novo) e o 5c, que trazia o mesmo chip da geração anterior.
Por que a Apple faria isso?
No momento, ninguém sabe. Até porque ainda é apenas um rumor.
Mas podemos especular alguns motivos que poderiam incentivar a maça a fazer algo do tipo.
Um deles é o custo de produção. O mundo ainda passa por uma crise de semicondutores, e se o novo chip A16 trouxer boas novidades, ele pode ficar mais caro para produzir.
E nesse caso, equipar os modelos mais baratos com ele poderia obrigar a empresa a aumentar seu preço. E deixar o iPhone ainda mais caro é algo que ninguém suporta mais.
Então, o custo de produção pode ser um motivo escondido para esse tipo de decisão.
Outro motivo poderia ser o ótimo desempenho que o A15 já apresenta hoje.
Ele está com uma boa distância à frente da concorrência (leia-se Qualcomm), tanto que o novíssimo Samsung Galaxy S22 ainda fica atrás do iPhone 13 em testes de velocidade.
Lançando um novo iPhone com o mesmo processador A15 ainda manteria o modelo brigando bem com seus principais concorrentes.
Mas tudo isso é especulação.
Só saberemos com certeza no segundo semestre, quando a própria Apple apresentar os novos modelos.
Mas a princípio, o que você acha deste tipo de diferenciação? Para quem comprou o iPhone 12 ou 13, escolheram a versão mais econômica ou partiram logo para o modelo PRO?